quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A véia e bôua Arruda

Pra estreá os acontecimento virtual dos meus feitiço vou falá da véia e boa Arruda.

A arruda serve pra prutegê as pessôua do mau olhado, desde de inhantes do século dizesseizi.

Quando morria lá pras região de Londrius das média de 7.000 pessôua por sumana com as peste, as casa doente era marcada cuma cruz vermêia. Acuntéce que arguns ladrões num se incomodava e entrava pra rôbá e num eram adoentado pelas peste.

É que eles usava um famoso vinagre que tinha nos principal compunente da receita, a arruda. A mistureba era feita num galão de vinagre de vinho junto cum sárvia, losna, menta, alicrim e lavanda, temperada cum áio, cânfora, noz muscada, cravo e canela.

As pessôua falavam que essa mistura era o vinagre dos quatro ladrão.

Entonces, é o que eu digo: coisa rúim num morre, graças a Arruda, né fia?

Agora cês pode desabafá os problema que a mãe resólvi.

E se num resolvê num vem me enchê o saco que eu rogo uma praga tomém que eu num tô aqui pra batê boca cum coisa piquena.

8 comentários:

ManinhaChica disse...

hahaha..
Que otimo!
Mãe 'dengo' entra na minha casinha e fica porque eu adoro visita.
Conheço uma fada que adora escrever com essas letrinhas..

Mãezinha, quando precisar da sua fiazinha, pede que eu atendo!
Um cheiro!

ManinhaChica disse...

Ela voltou, ela voltou, minha gente!

Anunciação!

Te amo, mãe!

Eleonora Marino Duarte disse...

salve, salve, mãe de todos os sortilégios!

aos teus pés mãe dinga,
aos teus pés!

Eleonora Marino Duarte disse...

salve, salve, salvadora!

me perdoe o jeito mas eu gostaria de saber de quando em quando a mãe vai escrever aqui?

não é por nada não mãe maior, mas seria bom se viessem para cá aqueles teus quebrantos de arrepiar espinha de gato!

minhas reverências!

Eleonora Marino Duarte disse...

Mãezinha me socorre!
tô com um vizinho que não larga do meu pé!
dia e noite ele me espera no portão,
quer me dar presentinhos,
conversar, e o pior é que ele fala alto
e repete o jargão
“porra meu irmão” mais de 700 vezes em cinco minutos e soa como um trombone no meu delicado ouvido...
“que que eu faço” grande sábia das ervas e dos feitiços?
com respeito,
sua serva betina.

ManinhaChica disse...

Mãezinha, dorme não!
Vem pra nós!

Mãe Dinga disse...

Dona Manaxica, minha preta.

Tu tome tento logo de umas vêizi pruquê tô sabenu de tudo o que si passa cum vosmicê.

Tenho muito gôsto de tê umas fia assim comu vosmicê, viu minha fia? Mas cê sabe que a Mãe Dinga num tá aqui pra brincadêra.

Eu tava numas resolução das maior importância, coisas do invisíve! Etonces num vem aqui me cobrá presença que eu tenho mais do que fazê.

Mermo anssim manhinha ainda te ama, fia do impossíve!

Um chêro e um axé da Mãe pra vosmicê.

Mãe Dinga disse...

Betina minha fia das lêtra,

A Mãe tem muito gôsto de vê suncê por aqui.

Bote fé que Mãe vai ajudá.

Minha próxima postági vai te aliviá os calo.

Um axé de amô, da Mãe Dinga pra vosmicê e aquele minino desassussegado, o piquineno. Dá um chêro no outro, o maiorzinho que demora pra cumê.